top of page

Poeira sim, sujeira não! Rally dos Sertões alia adrelina com sustentabilidade na edição 2023


Um bom rally não é feito apenas de carros potentes, pilotos e navegadores habilidosos e experientes e um percurso desafiador. Ao menos no Rally dos Sertões a preocupação com a sustentabilidade anda lado a lado com a parte técnica da disputa. O evento trabalha ativamente para gerar o menor impacto possível no meio ambiente ao longo do trajeto.


A competição tem várias ações ambientais programadas ao longo de todo o evento, por isso um dos destaques do Sertões é o grupo da Ação Ambiental. O Rally desloca cerca de duas mil pessoas passando por cidades e povoados que não têm nem esse número de habitantes. Portanto, é obrigação do evento deixar cada local limpo da mesma maneira que foi encontrado.


O Rally dos Sertões também é um evento carbono zero e sempre se preocupou com o impacto ambiental da prova, promovendo a coleta de óleo dos motores dos carros e motos de competição, lavagem dos veículos da competição diariamente utilizando água de reuso, o recolhimento de peças e rejeitos ao longo da rota e destinação adequada do lixo produzido pelos competidores e organização. Também possui metas de substituir combustíveis fósseis por energias renováveis.


Carbono Zero


O Rally dos Sertões é um evento carbono zero e compensa todas as emissões do evento. Com base em informações detalhadas, calcula-se as emissões de CO₂ a serem compensadas e com esse número é possível fazer a compra de créditos necessários para compensar todo o carbono emitido ao longo da competição. São gerados créditos através de projetos que protegem florestas, de ações de preservação e reflorestamento que geram energia sustentável.


O Sertões promove e incentiva o uso do etanol: um biocombustível limpo, de alta performance e 100% brasileiro. O regulamento da competição também prevê incentivos aos competidores que utilizarem veículos movidos à etanol.


A adrenalina é o único rastro que o Rally dos Sertões quer deixar nas localidades por onde passa. Para isso, a equipe ambiental, é sempre a última a percorrer a trilha com a missão de limpar a sujeira deixada pelos participantes.


Limpa Trilha


O objetivo principal da equipe da equipe Limpa Trilha é a remoção dos resíduos provenientes de acidentes com os veículos da competição. Esses acidentes podem deixar vidros quebrados, pedaços de ferro e fibra como pára-choques ou portas, óleo e outros detritos que encontraram nas trilhas, além de danificar à vegetação.

Coleta de Óleo


Outra iniciativa importante é a realização da coleta de óleo lubrificante usado com a destinação correta. Através de parcerias com empresas especializadas em realizar a coleta de resíduos sólidos contaminados, o óleo recolhido é refinado e transformado em óleo básico. O material volta às produtoras de lubrificantes e ao mercado novamente sem causar danos à natureza.


O óleo volta para cadeia produtiva podendo ser transformado novamente em lubrificante do ramo automotivo, óleo mineral isolante para transformadores, óleo para pulverização agrícola, produção de graxas para o setor alimentício e até pode ser vendido para outras cadeias como da impermeabilização civil.

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page