LUCAS MORAES SOBE PARA 5º NA GERAL APÓS STAGE 3 SEM FREIO E COM PNEU FURADO
Piloto brasileiro e navegador espanhol completam os 327 km da etapa em 9º lugar, ficando a apenas seis minutos do líder, o prodígio sul-africano Saood Variawa, de 19 anos; líder na geral está o também sul-africano Henk Lategean com 19 minutos de vantagem para Lucas e Armand; todos são equipe Toyota Gazoo Razing.
O terceiro dia do Rally Dakar 2025 trouxe uma mistura de adrenalina e superação para a dupla Lucas Moraes e Armand Monleón, integrantes da equipe de fábrica Toyota Gazoo Racing. Representando o Brasil e a Espanha, essa parceria híbrida enfrentou desafios extremos na Stage 3: mais de 100 quilômetros sem freio e um pneu furado a apenas 30 km do fim da etapa. Mesmo assim, conseguiram um desempenho sólido em um percurso cronometrado de 327 km, reduzido em 169 km devido a ajustes no roteiro.
A Luta Contra o Cronômetro
Apesar das dificuldades, Lucas Moraes (@lucasmoraes23) e seu navegador espanhol Armand Monleón terminaram a etapa com apenas 6m14s de diferença para o líder do dia, o jovem sul-africano Saood Variawa (@saood.variawa), também integrante da Toyota Gazoo Racing. Em seu segundo Dakar e com apenas 19 anos, Saood brilhou ao conquistar sua primeira vitória de etapa. Em 2024, ele encerrou a competição em 17º na geral, mas já mostra que pode ser uma das grandes promessas do rally mundial.
Classificação Geral e Rivalidades
Na classificação geral, a dupla Moraes-Monleón segue competitiva, ocupando uma boa posição nesta fase inicial, com uma diferença de 19m40s para o líder, o sul-africano Henk Lategan (@henk_lategan), também da Toyota Gazoo Racing. Após ficar fora do Dakar 2024 devido a uma lesão no ombro, Lategan retornou com força total em 2025, buscando superar seu desempenho de 2023, quando terminou em quinto lugar. Lucas e Armand, por sua vez, mantêm viva a esperança de repetir ou até melhorar o pódio histórico de 2023, quando o brasileiro conquistou o terceiro lugar.
Um Dakar de Renovação
A edição 2025 marca uma nova era no Dakar, com a ausência de lendas como Carlos Sainz (@carlossainzoficial), Sébastien Loeb (@sebloebofficiel) e Nani Roma (@naniroma_oficial). Essa mudança deixa o pentacampeão Nasser Al-Attiyah (@nasser_dakar) – também da Toyota Gazoo Racing – como principal candidato a manter a tradição de vitórias. No entanto, o espaço aberto com a saída desses medalhões também aumenta as chances de vermos um campeão inédito este ano, trazendo mais emoção à competição.
Olhos no Futuro
Com as primeiras etapas concluídas e muitos desafios pela frente, Lucas Moraes e Armand Monleón mostram que são uma dupla resiliente, pronta para enfrentar o imprevisível. Representando dois países e uma das equipes mais fortes do grid, a Toyota Gazoo Racing, eles seguem firmes na busca pelo pódio.
Comments